- Karol Moya
Pandemia revela a importância da fotografia gastronomica como ferramenta de vendas
Atualizado: 29 de Jun de 2020
Em tempos de pandemia, a verdade sobre a forma de utilização da fotografia veio a tona, o que antes parecia ser apenas um conteúdo de melhor qualidade passou a ser indispensável.
Todo o mercado, profissões e o jeito de trabalhar estão mudando. Na fotografia não podia ser diferente. Analisando como era a fotografia de gastronomia há uma década atrás e como está hoje, podemos perceber a relevância dela no mercado atual como ferramenta fundamental no processo de criação, divulgação e vendas.
A Fotografia de alimentos há tempos atrás era em sua maioria direcionada para revistas e jornais, com a chegada da internet ela foi ganhando espaço em veículos de mídia gastronomica e blogs direcionados, e hoje em dia está presente em todas as redes sociais, tanto para profissionais do ramo, quanto aos amantes de comida.
Todos querem cozinhar seus pratos e fazer imagens que consigam passar sensações, texturas e acima de tudo despertar o desejo de consumo.
O delivery também mudou, antigamente a foto de gastronomia era simples e ilustrava cardápios de papel que acompanham o pedido, a forma de divulgação desses serviço era a boa e simples panfletagem.
Com a chegada dos apps de delivery tudo se tornou digital, as redes sociais e os cardápios online são a principal forma de divulgação da gastronomia, e a imagem se tornou o ponto mais relevante nessa divulgação.
Então por que ainda encontramos imagens que não retratam a realidade?! Cardápios digitais em apps que nem se quer ativam o desejo do cliente para o consumo do produto?!
Essa é uma questão complexa, mas o principal ponto é que ainda, mesmo depois de todas essas mudanças, a fotografia gastronomia não é parte do custo nas empresas do ramo alimentício, eles ainda encaram esse serviço como sendo um plus a mais.
Sendo assim, hoje quem investe em fotografia de comida, saí na frente.
A forma de consumo mudou, assim como a divulgação também, repense em como você vai precisar se adequar a esse novo modelo, e inclua esse serviço como peça fundamental na sua estratégia de vendas ou senão, de certo ficará pra trás.
Grande Beijo.
Karol Moya