- Karol Moya
Afinal, o que é Food Styling?!
Atualizado: 13 de Jul de 2020
Conforme a transformação dos hábitos de consumo, essa profissão relativamente nova, vem ganhando cada vez mais espaço na construção visual dos alimentos.

Naturalidade é a palavra do momento, ninguém mais tolera apresentações de alimentos “plastificados”, simplesmente perfeitos! Nas últimas décadas, essa era a maneira utilizada para despertar o apetite visual, hoje em dia , a naturalidade e a desconstrução finalmente estão ganhando seu espaço.
Por sorte, o movimento natural vem crescendo em muitos aspectos da nossa vida. Atualmente vemos cada vez mais pessoas voltando a esse processo, como antigamente, com aquela sensação de “feito em casa'.
Despertar sensações através de uma imagem que contenha comida é o trabalho principal do Food Stylist aliado é claro, com o fotografo, e ou ás vezes, como no meu caso, uma fotografa que também é food stylist.
Mas o que é exatamente despertar sensações?! É um pouco complexo pensar dessa maneira certo?! Afinal toda foto de comida, obrigatoriamente deve despertar o apetite em primeiro lugar, mas o food style vai além, ele desperta outras sensações além do apetite.
Food Stylist: contextua visualmente uma mensagem, agrega valor ao alimento e cria uma cena, uma história a ser contada.
Uma xícara de café em uma mesa, é apenas uma xícara de café, ela pode despertar o desejo de tomar o café, uma xícara de café com elementos que remetem a uma manhã de verão, com uma luz assertiva aconchegante, e um vasinho de flores romântico de fundo como elemento de cena, já te levam pra outras sensações, e ás vezes despertam até memórias afetivas, pois a imagem conta alí, uma história onde o alimento é o protagonista.
Fotografia de Gastronomia é um trabalho, Food Stylist é outro trabalho, eles não concorrem entre sí mas são super complementares! Existe, por trás dessas duas profissões muito estudo e trabalho na construção de referências pessoais, identidade visual além do acervo de produção para que a história seja contada e desperte as sensações esperadas pelo cliente.
Agora que você já sabe a diferença entre essas duas profissões, ficará mais seguro ao contratar um profissional que possa extrair o melhor do seu produto.
Grande beijo.
Karol Moya